Ir para a página inicial
PUBLICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
Artigo


 
O JORNAL DA EMPRESA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA

Por Tássia Catarina*

Para permanecer no mercado em uma posição realmente competitiva, toda empresa precisa estabelecer formas de comunicação com o ambiente. A publicação dirigida para os diversos públicos da organização é uma possibilidade do Jornalismo Empresarial, segmento da Comunicação Social. Esse veículo de comunicação institucional tem formato de jornal ou de revista, distribuição gratuita e no geral poucas páginas.


Chamada no passado de house organ (órgão da casa), a publicação empresarial é voltado para públicos internos, como funcionários, ou externos, como clientes, parceiros, formadores de opinião, dirigentes de associações, clientes em potencial, autoridades e outros segmentos de interesse da organização. Pode ter distribuição mista, dirigida ao mesmo tempo para públicos internos e externos.

A publicação organizacional cria uma familiaridade e integração entre a empresa e seus públicos-alvo. Através da informação, amplia a visibilidade das ações da empresa, projetando uma imagem positiva e aumentando a confiança do cliente em relação a seus serviços e profissionais. Em consequência, a organização pode indiretamente ampliar sua atuação no mercado e alcançar metas de vendas.

No jornal da empresa podem ser publicadas as informações sobre os diferenciais da organização, seu crescimento, novas linhas de produtos e serviços, processos modernos, premiações, homenagens, certificações, palestras de diretores, novos contratos, implementação de programas de qualidade...e uma infinidade de outros fatos.

A publicação também pode melhorar as relações da empresa com os clientes, projetando uma imagem institucional corporativa. Muitas encontram ainda no jornal organizacional uma ferramenta de prospeccão de novos negócios. É uma forma de informar suas ações e estabelecer uma comunicação periódica e institucional com seus clientes potenciais, lembrando subliminarmente "estamos por aqui produzindo e você é importante para nós". Nesse caso, os dados dos cartões de visita recebidos pelos executivos e outros funcionários da empresa podem passar a fazer parte da base de dados de leitores do jornal.

Há no jornal empresarial lugar de destaque para a publicação de notícias que não seriam veiculadas por veículos de comunicação de massa por interessar a públicos muitos restritos: os aniversários do mês, os funcionários que mais se destacaram no cumprimento de metas, concursos para filhos de funcionários, eventos internos, as visitas que recebeu. É um meio de ampliar o companheirismo e elevar a auto-estima.


Entre suas funções, está a motivação gerada através da valorização. A conquista de um determinado funcionário pode ser transmitida aos demais profissionais da empresa através da publicação. Essa visibilidade pode ser traduzida como reconhecimento, e torna-se fator de motivação para o aumento da produtividade. Pode gerar nos outros integrantes da equipe um maior desejo de aperfeiçoamento técnico e esforço em busca de metas em comum.


A publicação jornalística da empresa produz entre os funcionários um maior sentido de participação em torno dos objetivos comuns, uma ampliação na consciência de qualidade e um maior desejo de aperfeiçoamento técnico. A informação também gera um maior prazer no ambiente de trabalho, reforça os laços entre a organização e seus públicos-alvo e aumenta a sincronicidade de interesses da empresa. O "jornalzinho" é ainda uma ótima ferramenta de estímulo para os funcionários. Pode ser utilizada para promover concursos e incentivar sugestões.


A publicação empresarial pode ainda atender a objetivos de comunicação mais abrangentes, funcionando como meio de entretenimento, educação e prevenção e divulgando assuntos relacionados ao desenvolvimento de seus públicos-alvos.


Um dos pontos mais importantes para o bom andamento das atividades do jornal, não está relacionado à sua produção, mas à distribuição. O processo não para quando o jornal chega da gráfica. Se a publicação permanecer no depósito da empresa, se não for distribuída, o ciclo de comunicação não é fechado, já que não atinge o receptor da mensagem, no caso o leitor. Então é fundamental ter um rigoroso controle dessa etapa, mas nem é preciso ter pessoal encarregado de preparar os exemplares para o envio aos à leitores. Muitas agências de correios fornecem o serviço de dobra e etiquetagem para postagem. Outro cuidado que deve ser tomado é no sentido de que os diversos segmentos de leitores recebam no mesmo período os exemplares.


Para ser configurada como jornalística, a publicação também deve ser necessariamente periódica: diária, semanal, quinzenal, mensal ou bimensal, mas deve ser periódica. Um jornal que é projetado para ser publicado uma única vez, pode ser panfleto, folder, qualquer coisa, menos jornal.

Para desenvolver um jornal na sua empresa procure profissionais habilitados em Jornalismo. Trabalhar com profissionais não credenciados pode gerar problemas de ordem legal e surtir um efeito totalmente contrário para a imagem empresarial. No expediente do jornal, parte em que há uma espécie de ficha de informações técnicas da publicação, deve constar nome e o número do registro profissional do jornalista responsável.

O jornalista ou a empresa de assessoria de imprensa contratada para a elaboração do jornal vai definir junto com a direção da empresa ou com o departamento de marketing o planejamento editorial das edições. Definirá que tipo de linguagem vai utilizar, quem serão os públicos-alvos, fontes de informação, qual será a linha editorial, que seções a publicação vai conter, se vai haver artigos, quais os temas das matérias, entrevistas e notas em cada edição. Vai definir também a linha de editoração eletrônica, periodicidade, esquema de distribuição, tiragem e características gráficas do jornal como tipo de papel, formato, número de cores, etc.


O jornal organizacional tem seus leitores cativos. As pessoas se interessam muito por notícias que dizem respeito a si próprias ou a pessoas que elas conhecem. O esforço de comunicação coordenado gera lucro. Vantagens competitivas precisam ser comunicadas ao mercado para que tragam retorno. Vale a pena pensar no jornal da empresa como um investimento na imagem da organização. O consumidor moderno opta cada vez mais por empresas comunicativas, que divulgam suas ações no mercado. Além disso, investindo em um veículo que valoriza o trabalho de seus funcionários, suas conquistas, e seus resultados, a empresa conquista sua simpatia.

*Jornalista e Diretora da Cibermídia Comunicação.






 

Design e Tecnologia E-Xis Digital Consulting
Copyright - Todos os direitos reservados à Cibermídia Comunicação Marketing Ltda.